HUMANISTA NO SÉCULO XXI

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O USO DA INTERNET, MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA VIDA DAS PESSOAS.- INTELIGÊNCIA RELACIONAL

O HOMEM(MULHER) , jovens, adolescentes, crianças, idosos estão em contato direto com a internet, seja no relacionamento virtual com pessoas da família, seja com amigos, colegas e até pessoas estranhas, seja por telefone (IPONE) , TABLET, IPAD, COMPUTADORES, NOTEBOOK, etc.
O homem (mulher), enfim todo ser Humano necessita da tecnologia atual para poder sobreviver no mundo em que vivemos; quer apenas como relacionamento quer comercial, mas deve fazê-lo como moderação, para que NÃO SE TORNE UM VÍCIO e acabe prejudicando a sua vida e a vida das pessoas que estão próximas.
Vemos diariamente pessoas abusando de seu livre arbítrio,  deixando de viver, para se relacionar por exemplo com pessoas que sequer conhece e deixam de falar com seus próprios filhos, marido, amigos de verdade.
Muitas vezes é por causa da solidão; outros por vicio, não conseguem viver sem estar conectado a internet e aos aparelhos celulares modernos.
Existem utilidades enormes da tecnologia mas o Homem (mulher) não pode deixar de viver o mundo real, que é tão lindo e maravilhoso. É tão gostoso um contato físico, com namorado, com marido, com a família, com amigos , natureza, com Deus.
As pessoas devem agir com SABEDORIA e pedir a Deus que as ilumine para que não cometam erros que possam se arrepender e muitas vezes seja tarde demais!!!
Vemos pessoas ofendendo umas as outras;
Vemos pessoas se relacionando com pessoas estranhas e sendo vítimas de crimes, como  por exemplo: sequestro, pedofilia, estelionato, uso indevido de imagem e etc.
Todo cuidado é pouco.
Existem pessoas que se relacionam por várias forma de relacionamentos como por exemplo: facebook, google+; netlog; linkedin e outros.
Existe um adágio popular que o "maior fofoqueiro mundial" é no facebook. Mas nada fica escondido ou guardado. As pessoas hoje postam sua fotos, a vida pessoal, profissional e as vezes não se resguardam, ou seja, não tomou cuidado e acabam sendo vítima de seus próprios erros.
Chegam a morrer como no caso o mau uso do celulares uma vez que as pessoas atravessam a rua falando e acaba passando em sinal vermelho, corta a frente de veículos, sendo atropeladas por carros, motocicletas e até caminhão.
Vejo inúmeros casos de ofensa a honra, crimes como por exemplo homicídio, lesão corporal, estelionatos em razão de má escolha de com quem se relacionar. Acabam por exemplo tanto o homem como a mulher deixando de ter uma vida em comum e passam a viver a vida dos outros ou uma vida que não tem. Acabam criando uma verdadeira "mascara social". Estão perdendo a dignidade, o amor próprio e principalmente o respeito da pessoa amada, dos filhos,  dos amigos, colegas e até mesmo de pessoas desconhecidas.
Existem pessoas que ficam horas na internet, na televisão assistindo novelas, no telefone celulares (ipone) por exemplo(s),  de dia e  de noite a fora, esquecendo-se da família, dos filhos, dos amigos verdadeiros e reais e outros afazeres por causa do "mau uso dos instrumentos de comunicação e relacionamento virtual".  
Como profissional que sou, vejo diariamente, pessoas se separando uma das outras, em razão do mau uso da tecnologia que foi feita para ajudar o homem e não para desunir, criar contendas, desarmonias, crises financeiras. Vemos diariamente casais se separando, namoros serem terminados, amizades acabadas, tudo por causa do mau uso da tecnologia. Seja(m) mais prudentes com sua vida pessoal, AME MAIS, NÃO ABRA MÃO DO CONTATO FÍSICO QUE É PECULIAR DO SER HUMANO, DO RELACIONAMENTO FÍSICO. USE HOMEM(MULHER) DA INTELIGENCIA NO RELACIONAMENTO. ESTA COM PROBLEMAS PROCURE AJUDA MEDICA, PSICOLOGICA.
Existem vantagens de se relacionar de forma virtual, trazendo benefícios ao homem(mulher), mas tudo em excesso é danoso. Tome os cuidados necessários use a inteligência para se relacionar com sabedoria.
Vejo diariamente pessoas sendo vítimas de crimes virtuais. Cuidado com sua imagem, sua honra.
Use sua inteligência para seu bem e não para o mal e causar maldade as pessoas.
Ame mais, abrace mais. É tão dizer "bom dia", "a paz esteja convosco", eu te amo, obrigado e etc."
Devemos refletir muito e não abrir mão de nossa vida que é maravilhosa.

Peço vênia para transcrever uma reportagem sobre a presente matéria:

Revista ÉPOCA: (TERRA - site)


"A arte de se relacionar (06-01-2013 - atualizado 23-5-2013)

Como as seis habilidades fundamentais que compõem a nova teoria da inteligência social - a capacidade de lidar com as outras pessoas - podem garantir o sucesso na vida pessoal e profissional

Débora Rubin



Sim, o gene da gentileza existe. E, segundo estudo da Universidade de Toronto, no Canadá, que fez a descoberta, a chance de se nascer com ele é uma em três. Os felizardos portadores do genótipo GG, como é chamado, são aqueles simpáticos, extrovertidos, bem-relacionados e sempre dispostos a ouvir o que os outros têm a dizer. Os demais tipos, AG e AA, tendem à desconfiança e não são lá muito sensíveis às necessidades alheias. Mas se você não se reconhece nos “gegê”, não se preocupe. A arte de se relacionar, cada vez mais apontada como item fundamental para se alcançar e manter o sucesso na vida pessoal e profissional, virou uma espécie de obsessão dos estudiosos do comportamento humano nos últimos anos e do trabalho deles vem emergindo uma série de conclusões mostrando que o destino genético, neste caso, não é definitivo e que existem outras maneiras de adquirir aquilo que a biologia lhes negou. Uma delas é aprimorar a sua inteligência social, um novo conceito que começa a ganhar espaço em consultórios de psicologia, lares e até mesmo nas empresas e que pode ser definido como a capacidade de lidar com as outras pessoas e entender os sentimentos alheios. “Melhorar nossas competências sociais é fundamental para se ter mais qualidade de vida”, afirma a psicóloga Mônica Portella, do Centro de Psicologia Aplicada e Formação do Rio de Janeiro (CPAF-RJ), autora do livro “Estratégias de THS – Treinamento em Habilidades Sociais” e uma das principais propagadoras da chegada de uma era da inteligência social.

O conceito segue na esteira de um outro fenômeno da psicologia, a propagada inteligência emocional – termo que ficou mundialmente famoso nos anos 1990, a partir dos best-sellers do psicólogo americano Daniel Goleman, e se tornou uma espécie de referência para avaliar as probabilidades de uma pessoa ser bem-sucedida. Quanto maior a capacidade de identificar os nossos sentimentos e dos outros, de nos motivar e gerir bem nossas emoções e relacionamentos, maior o coeficiente de inteligência emocional. A inteligência social, por sua vez, está atenta à forma como o indivíduo ocupa seu espaço nos ambientes coletivos. E propõe uma verdadeira ginástica psicológica para exercitar habilidades atrofiadas de convivência. Pelos preceitos da psicologia positiva, quando se treina constantemente determinadas habilidades, é possível ajeitar defeitos de fabricação e construir relacionamentos saudáveis. Segundo especialistas que se debruçaram sobre o tema, são seis as habilidades que devem ser trabalhadas: comunicação verbal, não verbal, assertividade, autoapresentação, feedback e empatia (leia quadros)."

o uso da internet e meios de comunicação na vida das pessoas.

Diante do exposto, o SER HUMANO deve avaliar suas atitudes, condutas frente a tecnologia atual, usando para o bem e para viver melhor. REFLITAM BEM sobre essa matéria.

Vem o dia dos NAMORADOS, reflitam. Que tal chegar mais próximo de sua mulher, de seu marido, de sua namorada(o), daquela pessoa que você quer ficar e se relacionar, dando flores, chocolate, convidando para um almoço, uma lindo jantar regado a luz de vela, com champagne e muito AMOR.
uso da internet, meios de comunicação - inteligencia relacional

Pederneiras-SP
23 de maio de 2.013.
Eny Severino de Figueiredo Prestes